3 dicas para quem quer trabalhar com E-Commerce
Dentro do mundo da moda existem diversas opções de carreira, mas o fashion job do momento é trabalhar com e-commerce de moda. Com o boom das compras online, principalmente depois da pandemia, o setor se reinventou e hoje oferece ótimas oportunidades para quem quer entrar na indústria.
Seja criando uma loja virtual, gerenciando vendas online ou até mesmo trabalhando com marketing e comunicação digital para marcas de moda, o e-commerce é um espaço onde inovação e moda andam juntos.
A melhor parte? Você não precisa estar em uma capital da moda para fazer parte disso – a internet te leva para o mundo todo. Por aqui, a head de e-commerce da Linda de Morrer, Laura Muniz, traz três dicas essenciais para quem deseja entrar neste segmento.
EXPLORE O PERFIL DO CONSUMIDOR DIGITAL
Se você tem interesse em trabalhar com e-commerce de moda, a primeira dica é: entenda o consumidor digital. O cliente de uma loja virtual tem um comportamento diferente de quem vai até uma loja física.
Ele espera agilidade, uma experiência de navegação impecável e um atendimento rápido nas redes sociais. Estude o perfil de quem compra moda online e ofereça sempre um atendimento personalizado e eficiente.
A experiência do usuário é tudo nesse mercado e, por isso, é importante entender bem o consumidor digital, o que busca e prever suas necessidades para garantir uma experiência digital de alta qualidade e fidelizar clientes.
DOMINE AS FERRAMENTAS DIGITAIS
Outra dica valiosa é dominar as ferramentas digitais. Desde plataformas de e-commerce, como Shopify ou WooCommerce, até estratégias de marketing digital, como SEO – para otimizar pesquisas e aumentar o tráfego orgânico - e anúncios pagos no Instagram.
É preciso estar por dentro dessas tecnologias e inovações para otimizar plataformas e se destacar da concorrência, como é o caso da utilização de Inteligência Artificial que vem sendo cada vez mais explorada no meio digital.
O mercado muda rápido, e quem domina essas ferramentas e estratégias e sabe aproveitar as novas tecnologias, consegue sair na frente. Ah, e claro, não esqueça de acompanhar as tendências, porque o que está bombando no Instagram ou no TikTok hoje pode influenciar suas vendas amanhã.
SEJA CRIATIVO NA APRESENTAÇÃO DOS PRODUTOS
Por último, mas não menos importante, seja criativo na apresentação dos produtos. A moda é visual, e no mundo digital isso é ainda mais crucial. Analise a concorrência e invista em fotos de qualidade, descrições atraentes e informativas, e use vídeos para mostrar os detalhes das peças.
Em um setor tão competitivo como o e-commerce de moda, ousar na criação de conteúdo é essencial. Além de recriar trends populares nas redes sociais, apostar em novos meios criativos de expor seus produtos online pode te destacar da concorrência. Lives, collabs com influenciadores ou até mesmo reels mostrando como usar os looks são ótimos meios de ampliar a visibilidade e atrair novos consumidores.
No final, vender moda online é mais do que apenas vender roupa – é criar uma experiência de estilo única para o cliente. Para quem tem paixão pela moda e pela inovação, seguir uma carreira no e-commerce de moda é uma ótima opção e oferece um universo de possibilidades.
Com o consumidor cada vez mais conectado e exigente, há um vasto campo para quem deseja se destacar nesse mercado dinâmico. Se você tem interesse na área, mergulhe nas tendências digitais, explore as ferramentas disponíveis e, principalmente, use sua criatividade para construir uma carreira de sucesso.
O e-commerce está em expansão, e agora é o momento perfeito para fazer parte dessa transformação!