Já fez o seu planejamento estratégico para 2024?

Já fez o seu planejamento estratégico para 2024?
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Quarta-feira de cinzas, o ano começou e essa pergunta passa a ser mais frequente para os gestores de negócios de pequeno e médio portes. Mas afinal que ferramenta de gestão e essa e como fazemos para entendê-la e aplica-la de uma maneira minimamente eficiente?

 A ideia por trás dessa ferramenta é simplesmente organizar o que precisamos ou devemos fazer no ano calendário seguinte. O que nos parece bastante óbvio em teoria, mas infelizmente, pouco aplicado na prática!

 Normalmente o que deve ser feito nos finais de ano é um balanço das ações executadas ou não, e os seus respectivos resultados.

 Isso posto, colocamos em perspectiva e discutimos a razão para o não cumprimento daquilo que havíamos planejado executar. Ato contínuo, nos reunimos em equipe e começamos a desenhar os planos para o ano seguinte. E nesse momento, começa a se formar então o embrião do planejamento estratégico do próximo ano.

 Para facilitar o entendimento e aplicação prática, podemos quebrar o planejamento em alguns tópicos listados a seguir:

 ·         Iniciamos o planejamento com a definição do OBJETIVO estratégico. Importante que o(s) gestor(es) identifiquem qual o principal ou principais objetivos estratégicos a serem alcançados pela empresa ao final do ano. (i.e.) faturamento anual de R$ xxxx e/ou rentabilidade mínima de 10% após pagamento de despesas, juros e impostos.

 ·         Em seguida, para que possamos atingir o objetivo definido, precisamos traçar as ESTRATÉGIAS que nos levem ao objetivo. No caso acima, como definimos o aumento de faturamento, precisamos pensar quais as estratégias seriam necessárias para o cumprimento. (i.e.) Incremento na base de clientes, aumento a força de vendas, aumento da produção e estoque comercializável, aumento da verba de marketing, entre outros.

 ·         Uma vez definidas as estratégias, cabe agora mapearmos os PLANOS de AÇÃO ou ATIVIDADES necessárias para a execução. Importante destacar que nessa etapa, podemos ter diversas atividades necessárias e para que sejam executadas de forma correta, é de vital importância, definirmos responsáveis e PRAZOS para conclusão das tarefas. 

 Uma vez que tenhamos as etapas anteriores bem definidas e discutidas com os gestores envolvidos, aprovamos o plano para que todos tenham ciência do compromisso assumido e definimos um calendário de reuniões periódicas para acompanhamento. Lembrando que, quanto mais detalhado e claro for o planejamento, maiores serão as chances de sucesso na sua implementação.