Você sabe o que é o MARKUP e a razão da sua utilização?
Amplamente utilizado nos setores de atacado e varejo para determinar a precificação de produtos e serviços, o markup é adotado por gestores visando a rentabilidade dos seus negócios. No entanto, poucos compreendem sua base teórica e, com isso, podem precificar seus produtos e/ou serviços de forma equivocada.
Em conversas com empreendedores, é frequente ouvir perguntas como: "Qual markup você utiliza?" ou " Faço tudo corretamente, vendo bem, utilizo o markup padrão do mercado, mas ainda assim não obtenho lucro. O que estou fazendo de errado?"
Para abordar essas questões, é fundamental entender que cada negócio é único, com sua própria estrutura de custos. Portanto, o primeiro passo é conhecer a fundo sua empresa, incluindo seus custos diretos e indiretos (fixos e variáveis). Vencida essa etapa, já temos o custo do produto determinado de forma correta e, só então, aplicamos o markup, cuja definição seria um índice ou múltiplo a ser aplicado sobre o preço de custo, para que possamos formar o preço de venda.
Uma vez definido, é necessário avaliar se esse índice está adequado ao negócio, considerando-se a concorrência, a lucratividade desejada e os fatores internos que influenciam na precificação. Ao fazer uma análise precisa dos custos internos, evitamos erros estratégicos, como praticar preços excessivamente altos ou reduzir a margem de lucro com preços muito baixos.
Os principais aspectos que devem ser considerados para analisar a razoabilidade desse índice incluem o regime tributário da empresa, custos com aluguel, despesas com empréstimos e juros bancários, descontos concedidos, ciclo de vida do produto, sobras de estoque, entre outros.
Se os custos operacionais forem superiores aos praticados pela concorrência, pode ser necessário aumentar o markup para garantir a rentabilidade desejada. Caso contrário, será fundamental revisitar a estrutura de custos e adaptá-la à realidade do negócio.
É importante destacar que o markup é apenas uma parte do processo de precificação. No nicho de moda, é necessário levar em consideração o posicionamento da marca, a elasticidade da demanda, a percepção de valor do cliente e as estratégias dos concorrentes. Em alguns casos, pode ser necessário ajusta-lo para se manter competitivo no mercado ou para atrair clientes em determinados segmentos. Por fim, ao utilizar o markup de forma inteligente e estratégica, as empresas podem maximizar suas receitas, garantindo rentabilidade e sucesso a longo prazo.